Pretensão Salarial: Como responder isso na entrevista?

Durante uma entrevista de emprego, a pergunta sobre a pretensão salarial acaba surgindo uma hora outra e isso ainda gera tabu entre os candidatos e pode acabar passando uma impressão negativa.

Mesmo que alguns candidatos tentam adiar o momento de falar sobre esse assunto, na prática é muito difícil conseguir escapar sobre o tema, mesmo porque ele é necessário dentro do processo seletivo para saber se a empresa se adequada às expectativas do candidato e vice e versa.

Conhecendo alguns problemas na hora da sua entrevista, preparamos algumas dicas para que você não seja pego de surpresa ou fique engasgado com esse tema.

Pretensão Salarial

Qual é o momento certo para falar sobre a pretensão salarial?

É importante que você não mencione a sua pretensão salarial no currículo somente o faça se a empresa exigir isso.

Dentro da entrevista de emprego procure obter mais informações sobre a vaga que será ocupada, oportunidade de crescimento ou benefício e aí é só aguardar o entrevistador questionar sobre a pretensão.

Como calcular a pretensão salarial?

Para que você não seja pego de surpresa com essa pergunta, é importante saber calcular a sua pretensão salarial

Importante que você pesquise a média salarial tendo em vista o que o mercado hoje está pagando para profissionais com a sua experiência, sempre relacionado sobre o porte da empresa.

Também busca opinião de colegas da área, evite ser invasivo questionando de forma abrupta o salário deles e sim questione qual a pretensão salarial com profissionais experientes e que está sendo praticado no momento

Também é importante que você esteja ciente sobre o custo de vida, leve em consideração o custo da região onde irá trabalhar e claro tenha um cuidado para não informar uma pretensão salarial maior do que o praticado na região onde a empresa se situa.

Também é importante conhecer os seus gastos fixos pessoais, para estabelecer um padrão que possa atender às suas necessidades particulares.

Como negociar o salário?

Caso haja avanços no processo seletivo, existirá um momento em que será necessário discutir ou negociar sobre o seu salário e portanto, a sua pretensão salarial deve ser clara.

Quando questionado, fale de forma direta e clara sem ser invasivo ou com rodeios, evite ser prepotente arriscando que não aceitará uma oferta menor do que a atual e nem esteja com vergonha de pedir o valor que acredita ser justo pela sua experiência e valor de mercado.

Não fale números exatos, prefira que sua pretensão salarial se encaixe em uma quantidade mínima ou máxima de salários mínimos, isso dará uma margem de negociação para o seu futuro empregador

Tenha consciência do valor mínimo que poderá acertar para satisfazer as suas necessidades de acordo com a sua experiência, e cuide para não aceitar menos que isso.

Aqui no blog sempre publicando novas dicas para conseguir emprego e oportunidades no mercado muito. Não deixe de acompanhar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *