Mudança profissional

As vezes a insatisfação como trabalho atual é tão grande que não há outra alternativa a não ser a mudança efetiva de emprego e de algumas vezes de profissão.

Por isso,separamos algumas atitudes que irão te ajudar no processo de mudança profissional.

Processo de mudança profissional

O desejo de fazer algo “diferente”, para começar de novo. Nesta fase, muitas pessoas estão no escuro e ainda não sabem o que realmente querem. O “outro” ainda é abstrato e oculto por dentro. Agora é importante – imparcialmente – brilhar dentro de você.

Etapa 1: ilumine suas próprias necessidades

Na rotina diária, pouca atenção é dada frequentemente às próprias necessidades. Portanto, as seguintes perguntas devem ser consideradas na fase de orientação:

  • Quando foi a última vez que desfrutei de uma atividade?
  • Qual foi a tarefa?

Outra ocorrência comum é ignorar suas próprias necessidades. Aqui você deve se perguntar por que é difícil gostar de um determinado trabalho. Ou você não quer admitir o que realmente deseja, porque é novo ou completamente desconhecido. Se for esse o caso, a questão do porquê não pode ser evitada.

Especialmente se você fez algo durante um longo período de tempo que não foi divertido para você, pesquisar o “fator de diversão” pessoal pode demorar um pouco. Muitas vezes, nenhum passo radical é necessário para aproveitar mais o trabalho. Sua própria tarefa geralmente oferece oportunidades para expandir seu campo de atividade. Pode valer a pena procurar, porque um aplicativo para transferência interna também pode ser a solução para o problema. Não deixe que  demissões internas ocorram, existem medidas e medidas adequadas que você pode tomar para evitar a  saúde no local de trabalho .

Etapa 2: realinhar

Se você quiser descobrir seus pontos fortes, pergunte a si mesmo o que gostaria de fazer. Porque o que você gosta de fazer geralmente é forte nele. Sonhar é absolutamente desejável neste momento. Que tal um esboço de ideia? No meio está “Meu emprego dos sonhos” . Ao seu redor, são colocados círculos nos quais são escritas associações – termos ou pensamentos relâmpagos. É muito importante não se restringir. As palavras devem sair da caneta esferográfica sem pensar muito.

Para que o esboço se torne uma bola de vidro, use as seguintes perguntas:

  • O que estou fazendo no meu emprego dos sonhos ?
  • Sou especialista em alguma coisa?
  • Que atividades eu faço?
  • Com que material estou lidando?
  • Tenho responsabilidades gerenciais?
  • Em que ambiente eu trabalho?
  • Quais pessoas me cercam?
  • Onde eu trabalho?

Na maioria dos casos, a alegria de um determinado trabalho, lidar com pessoas ou um determinado assunto, está no centro das considerações para o emprego dos sonhos. 

Etapa 3: tomar uma decisão

Em uma próxima etapa, deve-se tomar uma decisão sobre quais elementos do esboço devem ser transferidos para a realidade para que o objetivo possa ser iniciado. Razoavelmente, você aponta para o horizonte temporal de três anos e determina o que deseja alcançar até então. Sub-objetivos no caminho facilitam o planejamento.
Quanto mais cedo você se apega ao que pode fazer por conta própria e para o que tem os recursos, mais realista é alcançar seus objetivos. Soma-se a isso a avaliação de fatores como o mercado de trabalho, a economia ou a situação legal e, por último, mas não menos importante, a situação pessoal. 

Etapa 4: implementação

Um bom plano é importante, mas não tem valor se não for implementado. Portanto, é aconselhável assumir a responsabilidade por si mesmo. Aqueles que desejam mudar especificam em um “contrato” o que farão nos próximos 30 dias para se aproximar de seu novo objetivo profissional. Boa sorte no caminho começou!

Alternativas são positivas

Talvez a decisão de mudar de emprego esteja em seu estômago. Eles estão indecisos, oscilando entre o desejo de fazer algo novo e a segurança do familiar.

Esteja ciente de que essa escolha é definitivamente uma coisa positiva. Oferece a você a oportunidade de repensar sua situação atual e definir o rumo novamente. Também mostra que você e suas qualificações são atraentes para o mercado de trabalho, ou seja, atendem às expectativas atuais de um empregador. Isso deve fazer você se sentir bem.

Elabore claramente os critérios de decisão

Independentemente de você ter solicitado ativamente uma posição diferente ou ter sido abordado “de imediato” por um consultor pessoal para uma vaga: A discussão de uma alternativa profissional deve ser cuidadosamente considerada e adequadamente preparada. Especialmente se você estiver lidando com o tópico de mudança de emprego de uma posição permanente, é necessária uma análise completa das alternativas. Em última análise, é uma questão de pesar solidamente as oportunidades e os riscos associados a uma possível mudança de emprego. Pode ser perigoso tomar uma decisão tão abrangente, impulsivamente, talvez devido à raiva atual contra seu próprio chefe.

Portanto, primeiro você precisa de critérios relevantes para sua decisão. Pense em todos os aspectos importantes para você, sejam fatores “difíceis”, como salário, mas também fatores “leves”, como diversão no trabalho ou ambiente de trabalho.

Realizar ponderação

Nem todos os critérios são igualmente importantes. Para uma mãe solteira com filhos pequenos, a distância entre casa e trabalho será mais relevante do que para a solteira orientada para a carreira. Faça também uma ponderação sobre quais aspectos são de particular importância para você.

Avalie alternativas

O próximo passo é avaliar como alternativas. Em relação ao seu trabalho atual, provavelmente será muito fácil para você, porque você pode avaliar bem. Além de suas impressões pessoais, você deve aumentar os recursos de sua avaliação para avaliar uma oferta de emprego alternativa.

Por exemplo, quando se trata do ambiente de trabalho, discussões com (ex) funcionários da empresa podem ser muito úteis. Informações correspondentes normalmente podem ser selecionadas em seu próprio ambiente, mas também por meio de redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *