Inteligência emocional no trabalho

Saiba como incentivar a inteligência emocional no trabalho para os seus funcionários se tornarem pessoas mais equilibradas, dispostas para o trabalho e evitando discussões e problemas de convívio. Um dos maiores fatores para demissão de funcionários é a falta de inteligência emocional no trabalho. Por isso saiba como estimular essa habilidade nos seus colaboradores e não perder funcionários inteligentes e capacitados por esse tipo de problema.

Aumento de autoconfiança

É preciso que os funcionários tenham autoconfiança para se sentirem melhores na equipe e conseguirem desempenhar bem seus papéis e fazer um bom trabalho. Por isso ajude seus funcionários a desenvolver autoconfiança. Parabenize pelos bons projetos, reconheça as boas coisas e converse de forma gentil sobre os pontos negativos dele.

Fale com seus funcionários sobre as conquistas da equipe e não fique com todo o mérito. Reconheça que todos ali são capacitados e possuem habilidades importantes para a empresa. Mostre que sem eles você não conseguiria as vitórias que a empresa conseguiu.

Se a sua empresa está em um momento negativo vale uma conversa com os funcionários. Nada de fazer ameaças ou afirmar que eles são substituíveis. Mostre que vocês são uma equipe, que todos são capazes e que você só precisa que todos façam a sua parte para a empresa melhorar.

Empatia

Essa é sem dúvidas um dos pontos mais importantes. Os funcionários precisam desenvolver empatia sobre os outros colegas para que possam desenvolver inteligência emocional no trabalho. E tudo parte do chefe. Se você quer conseguir que seus colaboradores sejam empáticos uns com os outros. Você precisa dar o exemplo.

Mostre que entende as situações que seus funcionários estão passando, o estresse, os prazos, as exigências, os problemas em outras áreas da vida. Se você demonstra empatia eles ficam mais tranquilos e desempenham o seu trabalho melhor.

Saiba lidar com suas emoções

Aquele chefe que grita e sai bufando da sala de reunião não tem nada a oferecer a uma empresa. Se você é assim é hora de mudar ou fechar a empresa, pois ela não vai evoluir. Para que os funcionários de uma empresa consigam ter inteligência emocional é importante que eles saibam controlar suas emoções.

E isso também se adequa aos chefes, seja o dono da empresa ou um líder de setor. Nada de sair berrando ou colocar o dedo na cara do seu colaborador. Saiba como lidar com as suas emoções e aprenda a conversar com os seus colaboradores.

Esse tipo de atitude vai se refletir nos seus colaboradores e eles com toda certeza vão adquirir uma postura mais tranquila e aprender a lidar com as próprias emoções também.

Liderança

A liderança não significa mandar nos seus colaboradores. Muito pelo contrário, significa entender que você precisa estar à frente em qualquer projeto da empresa. Você está assumindo os riscos, você está liderando e levado seus funcionários e toda a empresa para o rumo que você deseja. Você é o capitão do navio, e um capitão não põe a culpa dos seus erros nos outros. Ele assume que as falhas das suas ideias são sua culpa.

Por isso é tão importante aprender a ser empático com os seus funcionários. Imagine como seria você receber a ordem de fazer algo, mesmo que não concorde com aquilo, e quando aquilo der errado a pessoa que te deu a ordem coloca a culpa em você.

Portanto aprenda a liderar, assumir riscos e também a ouvir a opinião da sua equipe. Estão foram escolhidos por serem capazes e para te ajudar a levar a empresa adiante. Portanto escute o que eles tem a dizer.

Psicólogo no RH

Para fortalecer os seus colaboradores e ajudá-los a ter inteligência emocional no trabalho, é muito importante ter um psicólogo no RH da empresa. Esse profissional vai não apenas fazer avaliações dos funcionários ou de candidatos.

O trabalho dele também é ajudar os colaboradores a lidar com problemas emocionais, questões de rivalidade ou atritos com outros colegas de equipe. É um profissional muito importante no seu RH e ele precisa saber como lidar com colaboradores e fazer um bom trabalho para que todos sejam ouvidos e direcionados da melhor forma possível. Ajudando a lidar a mediar problemas entre colaboradores e até ajudando o chefe a lidar com diversas situações.

Conversa com os funcionários

Quando necessário é importante saber conversas com os seus funcionários. Eles precisam conversar com você e se sentirem aptos a falar sobre os problemas que possuem e como se sentem diante de diversos problemas. Além disso eles precisam se sentir seguros no ambiente de trabalho para conseguir falar suas opiniões e trazer boas ideias para os seus projetos.

Por isso tenha sempre esse canal de comunicação aberto com os seus colaboradores. E quando necessário saiba como conversar com eles e falar sobre qualquer problema. Seja para falar sobre um problema com clientes ou sobre qualquer outro assunto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *