Entrevista de emprego

Após a avaliação do seu currículo e a sua inscrição para a vaga foi bem-sucedida e a empresa gostaria de conhecê-lo pessoalmente durante a entrevista.

Agora tudo o que você precisa fazer é manter a cabeça fria e o trabalho está ao seu alcance . Preparamos dicas para todos os aspectos da entrevista: das perguntas mais comuns às roupas certas.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Você não pode prever se vai se dar bem com a outra pessoa ou com quais perguntas ela fará, por isso é ainda mais importante que você preste atenção nos fatores que você pode realmente influenciar.

Prepare-se bem

Quanto mais preparado você estiver para a entrevista, mais relaxado poderá levá-la. Reunimos algumas dicas para preparação e perguntas típicas na entrevista .

Escolha a roupa certa

O velho ditado “roupas fazem as pessoas” não é por acaso. Dependendo de como você está vestido, você será percebido de maneira diferente pelo seu ambiente – do profissional ao desleixado. Na entrevista, você pode provar que conhece o código de vestuário da indústria. Você pode encontrar dicas sobre as roupas certas na entrevista aqui .

Evite o estresse

Um pouco de nervosismo ajuda a iniciar a entrevista com total concentração. No entanto, evite criar tensão adicional alterando o último botão três vezes ou chegando às instalações da empresa dois minutos antes da chamada.

Seja honesto A

Entrevista pode quase parecer um interrogatório para o candidato. O especialista em RH quer saber tudo com muita precisão. Alguns deliberadamente fazem perguntas provocativas para testar sua resistência ao estresse. Apenas uma coisa ajuda: responda a todas as perguntas educadamente e com o melhor de sua consciência. Quem finge voar rapidamente.

Processo típico de entrevista

Nenhuma entrevista é exatamente a mesma. Mas existem certas fases em todas as entrevistas:

  1. A chegada. O seu parceiro de conversação geralmente irá buscá-lo no portão ou na recepção. Você passa o caminho para a sala de conversas com conversas pouco críticas sobre sua chegada ou algo parecido. Os profissionais de RH são hábeis nisso, então você não precisa se preocupar.
  2. Conhecendo um ao outro. Seu parceiro de conversa se apresentará primeiro e depois contará algo sobre a empresa e seus produtos ou serviços. No entanto, ele também pode perguntar o que você já sabe sobre a empresa. Ele então testará se você se preparou bem para a entrevista. Uma descrição detalhada da posição anunciada geralmente segue. Então sua contraparte espera que você diga algumas palavras para si mesmo. Você pode praticar essa breve auto-apresentação com bastante antecedência.
  3. Sua motivação. O recrutador não quer descobrir o que você já sabe sobre a empresa e o setor, mas, acima de tudo, por que você se inscreveu. O que agrada a você no trabalho? Por que você escolheu sua empresa?
  4. Sua carreira Esteja preparado para receber perguntas sobre posições específicas em seu currículo durante a entrevista. Por exemplo, em sua experiência profissional em áreas similares ou nas lacunas notórias em seu currículo: Por exemplo, se você repetiu um ano letivo ou passou mais tempo no exterior.
  5. Sua personalidade. Também há perguntas sobre você como pessoa. As chamadas soft skills, como habilidades de comunicação, estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas. O clássico é a questão de seus pontos fortes ou fracos. No entanto, você também pode ser perguntado como lida com a pressão do tempo ou com os conflitos.
  6. Suas perguntas. Em uma entrevista de emprego aberta, você já tem a oportunidade de fazer suas próprias perguntas. Muitas vezes, no entanto, o especialista em RH conversará com você diretamente antes do final da conversa sobre se você gostaria de saber mais alguma coisa sobre ele. Certifique-se de preparar perguntas sobre isso.
  7. O resto do processo. Antes de se separar, você deve esclarecer com o especialista em RH como proceder. Quando você descobre os resultados da entrevista? Você está planejando uma segunda rodada de negociações ou está procurando um teste de recrutamento ?

Além da entrevista clássica, também existem casos especiais, como uma entrevista por telefone ou uma entrevista no exterior . De qualquer forma, aproveite a chance de aprender mais sobre a empresa em uma entrevista e obter uma impressão do ambiente de trabalho. Afinal, após a entrevista, você quer saber se deseja trabalhar nesta empresa.

Prepare respostas individuais

Para os outros dois conjuntos de perguntas, é importante preparar respostas individuais. Além disso, os candidatos devem sempre deixar claro que o conhecimento técnico também pode ser consultado.

 Pense em respostas em paz

Além disso, o seguinte se aplica: “Nem todas as respostas têm de sair da arma”, ressalta Neumaier. Em vez disso, pode parecer simpático dizer com franqueza: “Eu não esperava a pergunta, então tenho que pensar brevemente nela primeiro”.

Prepare suas próprias perguntas

No final de uma entrevista, geralmente é esperado que o solicitante faça suas perguntas. Aqui, o candidato deve esclarecer quaisquer ambiguidades em relação à descrição do trabalho, por exemplo, regulamentos de pagamento ou férias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *