Currículo online e entrevista de emprego, tudo o que você precisa saber

A possibilidade de fazer um currículo online está disponível em vários sites das empresas. Sabe aquela parte do site escrito: “trabalhe conosco” ou “envie o seu currículo” ou “junte-se ao nosso time”. Então, é lá mesmo.

A vantagem desse currículo online é que muitas vezes ele permite escrever mais coisas do que um currículo convencional.

Para aprender escrever um currículo online imbatível fique de olho nas dicas que separamos para você.

Itens que um bom currículo online deve ter

Um bom currículo online é o ingresso para a entrevista. Infelizmente, muitos candidatos subestimam o currículo – e, assim, os privam de suas oportunidades de emprego. Para não se sentir da mesma maneira, você deve esclarecer seus preconceitos.

O currículo online deve ser revisado para cada aplicação e adaptado à vaga. Essa é a única maneira de mostrar ao RH que você é a pessoa certa para o trabalho.

Mas como escrevo um bom currículo? Primeiro, mostre ao RH que você sabe o que é importante no trabalho – e que possui as habilidades que procura. E é assim que funciona:

  • Dados pessoais: nome, data e local de nascimento, endereço, informações de contato (e-mail e número de celular, se disponível)
  • Experiência profissional: empregos e estágios
  • Educação: escola, trabalho, estudos
  • Educação continuada – desde que seja adequada ao perfil do trabalho
  • estadias no estrangeiro
  • competências em línguas estrangeiras
  • Outro conhecimento
  • Engajamento social
  • Foto de aplicação profissional

 

No que os gerentes de RH prestam atenção em especial em seus currículos?

Profissionais experientes de RH reconhecem imediatamente se um currículo foi criado especialmente para esse aplicativo – ou se foi enviado para dezenas de outras empresas. Porque um bom currículo raramente se encaixa em duas ofertas de emprego. Para você, como candidato, isso significa aumentar suas oportunidades de trabalho, adaptando o currículo de cada inscrição. Quando você redige seu currículo, é necessário fazer uma pré-seleção. Isso significa que você não deve encher seu currículo com todos os estágios e trabalhos de meio período que você já fez. Em vez disso, selecione as estações que correspondem à vaga. Forneça evidências das habilidades que você procura, fornecendo evidências delas: nomeie estágios, diplomas escolares, vocacionais e universitários ou cursos de treinamento adicionais a partir dos quais você aprendeu as habilidades. que o currículo pode ser lido de uma só vez. Você pode conseguir isso através de um layout limpo e uma estrutura inteligente. Obtenha ao gerente de RH uma boa primeira impressão de si mesmo com uma foto de aplicativo profissional. E acima de tudo: faça seu estilo passar. Fontes diferentes em cada página não são evidência de criatividade, mas você não é estruturado.

Entrevista: preparar perguntas

Um ponto essencial da entrevista é fazer perguntas . Você definitivamente deveria levar isso a sério.

Você também tem a oportunidade de fazer isso na fase de consulta. O entrevistador provavelmente solicitará ativamente que você faça isso. Aproveite ao máximo esta oportunidade !

Um bom especialista em RH pode contar com suas perguntas como você se preparou, o que você já sabe sobre a empresa e talvez até quais são suas prioridades.

Aqui estão outras razões pelas quais você deve sempre fazer (boas) perguntas:

  1. Eles mostram interesse.
  2. Eles mostram que você está preparado.
  3. Você obtém mais informações sobre o trabalho e a empresa.
  4. Você sublinha sua inteligência.
  5. Você pode ter a conversa.

Mas quais são as boas perguntas? Por exemplo, isto:

Qual é o maior desafio nessa posição?

Primeiro, a pergunta mostra que você já lidou com a posição em termos de conteúdo e já está procurando soluções. Em segundo lugar, se você ler nas entrelinhas, obtém os possíveis pontos fracos. Suas habilidades e pontos fortes são realmente adequados para o trabalho?

Por que a vaga está vaga?

Se for uma posição recém-criada, você pode começar diretamente com uma pergunta de acompanhamento: Por que foi criada? Se a empresa crescer, a força de trabalho poderá não ser mais capaz de fazer o trabalho. Alerta estresse No entanto, se você estiver livre há algum tempo, o candidato adequado obviamente ainda não foi encontrado. Porque não Você pode fazer esta pergunta ao entrevistador – mas também a si próprio.

O que distingue seus melhores funcionários?

É assim que você exige que a empresa defina talento e desempenho. E você quer saber o que o empregador espera de você no futuro. A resposta também geralmente revela algo esclarecedor sobre a cultura corporativa.

Dica extra para você se sair bem em uma entrevista de emprego, é melhor salvar isso

Você pode falar muito de si mesmo na entrevista , fazer boas perguntas, mas em troca também deve deixar cair um ou outro aspecto embaixo da mesa. Como por exemplo, terminação.

Alguns gerentes de RH perguntam especificamente sobre isso. Você não deveria estar mentindo, mas poderia colocar sua rescisão em perspectiva.

Talvez você tenha sido vítima de medidas de austeridade ou redundâncias. No entanto, você não deve abordar ativamente a rescisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *