Como saber se você está insatisfeito com o seu trabalho

As reclamações com o seu trabalho são constantes?

Quando as frustrações com o seu trabalho se tornam constantes, isso é um sinal que alguma coisa tem que mudar.

Quer aprender a identificar se você realmente está insatisfeito com o seu trabalho? Preparamos um artigo especial para você.

Como reconhecer a insatisfação no trabalho

Todo mundo vê algo diferente em um trabalho gratificante. Portanto, existem várias razões pelas quais a insatisfação pode surgir no trabalho. Resumimos o mais comum:

Paralisação

Se você tiver a sensação de que não pode mais se desenvolver, verá essa situação estressante em algum momento. De vez em quando é importante que a satisfação no trabalho seja capaz de crescer a partir de novos desafios, a fim de avançar profissionalmente.

Tédio

Levantar-se e dirigir para o trabalho todos os dias se torna cada vez mais difícil quando você está entediado com seu trabalho. Desinteresse é o primeiro sinal de que você está prestes a desistir internamente; no pior dos casos, há o chamado aborrecimento . Para realizar um trabalho a longo prazo, geralmente não é suficiente seguir a rotina. De tempos em tempos, você deseja desenvolver sua criatividade e implementar novas idéias e projetos.

Estresse constante

O outro extremo do tédio é o estresse permanente. Aqueles que se sentem constantemente sobrecarregados ou afundam nas montanhas de trabalho que simplesmente não diminuem, mais cedo ou mais tarde se perguntam por que fazem isso todos os dias.

Má atmosfera de trabalho:

Você passa muito tempo no trabalho. Se não houver a atmosfera de trabalho correta, será um grande desafio a longo prazo. E não importa se não se encaixa nos colegas ou se o chefe é o problema – se você não se sentir confortável no ambiente de trabalho, não será feliz lá a longo prazo. Uma atmosfera de trabalho ruim também pode surgir se não houver uma cultura construtiva de feedback na empresa ou se o feedback geralmente estiver ausente .

Identificação ausente:

Um trabalho geralmente é tentador porque é bem remunerado ou simplesmente porque parece o próximo passo lógico na carreira. No entanto, se você perceber depois de um tempo que não pode se identificar com a tarefa, a empresa, os produtos ou os valores, isso mais cedo ou mais tarde levará a uma crise de identidade.

 

Efeitos da insatisfação no trabalho

Um estudo da Ohio State University descobriu que a insatisfação no trabalho não afeta apenas a saúde mental, mas também o corpo. Como exatamente a insatisfação se manifesta através dos sintomas físicos difere de pessoa para pessoa: algumas apresentam problemas estomacais como azia ou úlcera estomacal, outros sofrem de problemas cardiovasculares, pressão arterial muito baixa ou muito alta.

Outros sintomas podem incluir problemas de sono, fadiga crônica, alterações de humor, dor de cabeça e / ou dor de garganta, estresse, irritabilidade, distúrbios de ansiedade, ataques de pânico, nervosismo ou depressão.

 

Estresse no trabalho, o que fazer? Dicas específicas para lidar com o estresse no local de trabalho

O estresse no trabalho pode ter causas diferentes – do estresse com os colegas a prazos apertados e esforço físico. Você nem sempre está ciente do que desencadeia sua própria situação estressante e dos efeitos físicos e mentais que ela pode ter. E ainda há a pergunta: o que você deve fazer sobre isso?

Portanto, reunimos não apenas uma visão geral dos principais fatores desencadeantes e efeitos do estresse no local de trabalho, mas também fornecemos dicas específicas sobre o que você pode fazer a respeito.

Ação contra o estresse no trabalho

Não existe uma solução única para lidar com o estresse no local de trabalho, mas existem algumas dicas úteis sobre o que você pode fazer:

  1. Enfrentando o estresse: converse com seu chefe e colegas sobre excesso de trabalho. Pergunte ao seu supervisor sobre uma entrevista de avaliação . Obviamente, isso não é possível em todos os ambientes da empresa, mas deve ser, se possível, o primeiro passo – talvez outros ainda não tenham notado como você está?
  2. Dizer não: Dizer não aos colegas de trabalho ou ao seu gerente não é fácil. Mas, especialmente quando você atrasa cada vez mais o trabalho, tente recusar outras tarefas. Sinalize à sua contraparte que você gostaria de executar a tarefa, mas sua agenda e outros projetos não a permitem no momento. Se possível, ofereça-se para iniciar a tarefa posteriormente.
  3. Defina prioridades: se você tem a impressão de que tem muito trabalho e pouco tempo, precisa priorizar: O que posso fazer realisticamente neste dia, nesta semana? Faça uma lista de prioridades e cumpra-as enquanto continua a trabalhar. A propósito, essa lista também pode ser uma boa base para discussões adicionais com colegas e superiores, porque isso mostra claramente o que e quanto de suas tarefas é demais.
  4. Evite interrupções: Especialmente neste dia e idade, muitos a impressão de que eles iriam ronda o relógio para ser acessível e assumir novas tarefas, telefonemas, e-mails etc. imediatamente tempo. Ser capaz de trabalhar em suas tarefas sem perturbações em blocos maiores geralmente ajuda a reduzir o nível de estresse percebido. Tente criar uma atmosfera de trabalho calma e tranqüila (feche a porta do escritório, deixe claro que você não estará disponível até a próxima reunião etc.) para ser mais produtivo.

 

Quando se trata de combater e reduzir o estresse no trabalho, você não apenas é desafiado, mas também no seu ambiente de trabalho. Faça você e outras pessoas cientes dos efeitos negativos do estresse e tente trabalhar juntos contra ele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *