Como fazer um bom currículo

Se você está procurando um emprego, enviar um bom currículo é uma grande ajuda.

Para que você  consiga o seu tão esperado emprego, preparamos esse guia com um passo a passo para que você possa aprender facilmente a criar um bom currículo.

Por que é importante fazer um bom currículo?

Em um mundo muito competitivo, onde muitos têm habilidades excelentes e comprovadas, é essencial impressionar para passar na avaliação inicial. Como podemos impressionar o gerente de RH ou o empregador com um único documento?

Bem, com um bom currículo que você nunca deve ver como uma lista fria e inabalável de títulos recebidos e trabalhos realizados. Vamos ver como você pode tirar o melhor proveito disso.

Como fazer um bom currículo

Se você está procurando um emprego, enviar um bom currículo é uma grande ajuda, para que você não desista e siga este guia passo a passo para que você possa aprender facilmente como criar um bom currículo.Em um mundo muito competitivo, onde muitos têm habilidades excelentes e comprovadas, é essencial impressionar para passar na avaliação inicial. Como podemos impressionar o gerente de RH ou o empregador com um único documento? Bem, com um bom currículo que você nunca deve ver como uma lista fria e inabalável de títulos recebidos e trabalhos realizados. Vamos ver como você pode tirar o melhor proveito disso.

Etapas para fazer um bom currículo

  1. Um currículo bem escrito pode ser a chave para evitar o temido “Ligaremos para você”. Seu currículo não deve apenas refletir seu valor profissional, mas também, de certa forma, como você é como pessoa. Essa é a única maneira de atrair a atenção do seletor e de ter mais oportunidades de realizar uma entrevista cognitiva.
  2. Por outro lado é o primeiro pré-requisito para um currículo verdadeiramente eficaz para escrever a si mesmo, suas próprias qualidades e habilidades pessoais conscientes de ser. Esse conhecimento também é um pré-requisito para a seleção da área especializada e, portanto, para o destinatário da aplicação.
  3. Evidentemente, o mercado externo e as oportunidades práticas de trabalho também devem ser levadas em consideração Para esse fim, é útil adaptar periodicamente o currículo à empresa em que você deseja trabalhar e fazer pequenas alterações para atrair a atenção do recrutador.
  4. Se você, por exemplo, concorrer a um emprego quer a para viagens ao exterior um alto nível de proficiência em Inglês necessário , e se você tem este especial característica , é oportuno indicar que você como o terceiro ano graduados têm Erasmus na Inglaterra ou destaque a paixão pela cultura estrangeira lendo livros no idioma original. Os detalhes de uma experiência passada e destacados em algo específico traz pontos contra os outros candidatos.
  5. Por outro lado, ele acredita que não existe um único tipo de currículo, já que o formato de papel que todos conhecemos e usamos nas empresas é o formato digital ou eletrônico que podemos usar ao procurar trabalho com vários programas on-line na Internet
  6. Nós podemos até mesmo o formato para criar um CV em vídeo Change (YouTube fornece um amplo conjunto de exemplos em conjunto), em que os candidatos aparece em poucos minutos e falar sobre si mesmos. Essa pode ser uma boa opção se você estiver procurando trabalho em uma empresa que é valorizada por funcionários inovadores. Mas sim, a criação de um currículo em vídeo requer habilidades de comunicação, confiança e diversão excepcionais. Para retomar um vídeo, tudo o que você precisa é de um telefone com uma câmera de vídeo e um tripé, e um pouco de paciência, pois são necessárias mais de três fotos para obter o resultado desejado.
  7. No entanto, a maioria das empresas ainda solicita um currículo formal em papel.
  8. Detalhado, mas conciso : o comprimento ideal é de duas, no máximo três folhas A4. O seletor normalmente leva cerca de dez segundos para revisar o currículo. Por esse motivo, não é necessário entrar em detalhes irrelevantes para uma revisão inicial.
  9. Eficaz : para simplificar a leitura e atrair atenção, pode ser útil usar as letras em negrito nas quais você deseja destacar os pontos principais.
  10. Não deve haver erros tipográficos ou gramaticais ruins
  11. Seja elegante, mas não comum. É importante manter um gráfico consistente e preciso. Se escrevemos “Skills” no tamanho 12, ele deve permanecer o mesmo nos outros títulos da seção. Se você não estiver se candidatando a trabalhos gráficos ou gráficos que exijam esse tipo de experiência, use fontes como Times New Roman e Calibri: o trabalho finalizado é classificado e limpo.
  12. Preste atenção ao design , espaçamento e formatação de linhas e verifique se tudo está em harmonia. A desordem é percebida e pode ser vista como um elemento de superficialidade.
  13. Não se esqueça de incluir uma foto do passaporte com roupas adequadas.
  14. Por outro lado, o currículo perfeito é bastante honesto . Se você não fala inglês e gostaria de se candidatar a um emprego que exige inglês, não deve indicar em seu currículo que possui um alto nível de conhecimento, pois pode ser necessário demonstrar isso durante a entrevista.

O que deve ser evitado em um currículo?

Independentemente do que é indicado para um bom currículo, também é importante saber coisas que devemos evitar.

  • Conclua o currículo abrindo um arquivo de texto vazio e escrevendo uma lista de títulos e descrições que não são indexados e formatados incorretamente.
  • Monólogos e frases complexas com uma infinidade de detalhes que não levam a nada. Lembre-se de que a brevidade geralmente afeta mais de um longo ensaio.
  • Fotos não profissionais, como selfies, fotos em trajes de banho, fotos cortadas etc.
  • Listas inadequadamente longas
  • Erros de pontuação , tipografia, ortografia e paginação .
  • Não seja honesto : quem o entrevistar deve ter uma boa impressão de você à primeira vista, e informações completamente erradas geralmente são descobertas quase imediatamente.

Elementos essenciais em um bom currículo

Para criar um bom currículo, recomendamos o uso de programas como o Word ou o Open Office que podem ser convertidos em diferentes formatos (por exemplo, PDF) a pedido das empresas e que você pode enviar por correio. Esses programas também possuem modelos que você pode usar para melhorar seu currículo. No entanto, lembre-se de que estes são elementos importantes:

  1. Informações pessoais:

Nome, endereço, contato de telefone, e-mail.

  1. Educação e treinamento
  2. experiência de trabalho
  3. Capacidade e habilidades:

Proficiência linguística, conhecimentos de informática, habilidades e competências, cursos concluídos.

  1. Hobbies e principais interesses.

É aconselhável criar seu próprio formato que o represente, atenda às suas necessidades e, com base na sua experiência, sirva de modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *