Como agir na entrevista de emprego

Sem dúvidas um dos maiores medos das pessoas é a entrevista de emprego. Com os empregos cada vez mais escassos e cada vez mais pessoas em busca de um emprego. Fica muito difícil conseguir trabalhar e pagar as contas. Por isso as pessoas ficam ainda mais nervosas em entrevistas de emprego atualmente.

Porém é muito importante ter calma e aprender a lidar com as entrevistas de emprego e com o entrevistador para conseguir a sua tão sonhada vaga de emprego. Então saiba como agir na sua próxima entrevista e aumente as suas chances de ficar com a vaga.

Fique calmo

O primeiro passo é aprender a ficar calmo, muita gente perde o controle do corpo quando vai a entrevista de emprego. Começa a tremer, não sabe como agir, o que fazer com as mãos. Não sabe se fala ou se fica calado, sorri o tempo todo. Faz expressões de nervosismo.

Calma! Por mais que você precise desse emprego, isso não é um bicho de sete cabeças, o entrevistador é só uma pessoa e as chances de ele reagir ao seu jeito são maiores do que as chances de ele ser carrasco de cara.

Preste atenção se ele é mais sério ou brincalhão e entre na onda dele sem exageros. Seja sempre gentil e cordial e o mais importante. Não fique interrompendo ou tomando a fala o tempo todo. Deixe-o falar e depois fale quando for a sua vez. E sempre respire e mantenha a calma.

Pose de super herói

Estudos comprovaram que aquela pose de super herói que faz sucesso nos desenhos e séries de fato nos faz sentir mais poderosos. Claro que você não vai fazer isso na sala de espera ou na sala do recrutador.

Se estiver muito nervoso a dica é ir ao banheiro e fazer a pose, com os punhos cerrados coloque-os na cintura, deixe as pernas abertas na largura dos ombros e eleve o rosto. Faça pensamentos bons circularem na sua cabeça.

Pense que você é capaz e pode conseguir a vaga, pense que você consegue e respire fundo. Se jogue e faça o seu melhor, igual a um super herói.

Ensaie o que falar

Também é legal ensaiar o que você vai falar em casa. De frente para o espelho mesmo você pode treinar o que responder para as perguntas mais frequentes que são feitas nas entrevistas de emprego. Também vale a pena ensaiar uma apresentação.

Você precisa saber o que responder sobre o seu último emprego ou sobre o motivo de não ter experiência profissional no seu currículo, também saiba o que dizer sobre o que acha da empresa e sobre qual o motivo de ter se interessado pela vaga.

Se achar difícil peça a um amigo ou familiar para te ajudar a elaborar o que dizer. Outra coisa que costumam perguntar é sobre o que você acha de si mesmo, seus defeitos e qualidades. Fuja totalmente de respostas clichê e tenha desenvoltura para responder.

Nunca se atrase

Se atrasar é como demonstrar que você não vai chegar no dia se for empregado. O ideal é jamais chegar muito antes, tipo uma hora ou meia hora antes. Isso demonstra desespero. O que também não é tão bem visto pela empresa.

Mas se você quiser ficar com a vaga e quiser chegar no horário certo, se apresente por volta de 15 minutos antes. Não tem segredo, você não precisa contar os segundos para entrar certinho, mas também não deve chegar muito antes ou muito adiantado.

Uma boa dica é sair cedo de casa e se você chegar um pouco mais cedo esperar em uma loja nas proximidades ou mesmo tomar um café para esperar o tempo passar.

Preste atenção na dicção

Por fim é importante avaliar como está a sua forma de falar. Se você está com uma boa dicção ou se está falando muito baixo, ou mesmo se está se enrolando na hora de falar. Não tente usar palavras que você não conhece ou que não pronuncia muito bem. Isso vai deixar a sua imagem pior na empresa.

É legal ter um bom vocabulário desde que você saiba o que está falando. Além disso preste atenção em como você pronuncia as palavras e se está se fazendo bem compreendido.

Se for o caso use novamente o seu amigo ou familiar para te ajudar a entender o que dizer e como dizer. Ele também pode te dar dicas sobre a sua dicção, já que não nos ouvimos tão bem assim. Ou você pode gravar sua voz e ouvir para saber se está se expressando bem.

Por outro lado, é importante entender que dicção não é gritar. Você não deve gritar, mas também não deve falar super baixo.

Dica extra: Comece a conversar com elogios

Durante esse período de saudação, trata-se de criar uma primeira impressão positiva – especialmente com boas conversas. “Eu tenho que garantir que o começo seja positivo”. É sobre se elogiar. Por exemplo, alguém poderia dizer: “Que vista daqui” ou “Você se diverte aqui”

 

Sleep Sci. cialis online Modafinil as a Stimulant for Military Aviators.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *