A importância do feedback para estabelecer uma relação saudável no seu emprego

Você se atreve a dar feedback ao seu chefe – e vice-versa, como supervisor, para aceitar o feedback dos seus funcionários? Uma cultura positiva e apreciativa de feedback e comunicação parece ser um dos elementos mais importantes para manter funcionários valiosos.

Para se sentir percebido e levado a sério pelo seu gerente e, portanto, inevitavelmente ser valorizado, deve ser entendido como uma necessidade essencial.

Para que suas necessidades e preocupações, ou seja, seus comentários, também sejam ouvidas pelo seu gerente, faz sentido criar condições de estrutura agradáveis. O objetivo é garantir que a discussão de feedback não se transforme em argumento.

Condições que devem ser cumpridas para uma discussão de feedback bem-sucedida

  • Sempre dê feedback em uma situação um para um. Não na frente de outros colegas, mas sempre em uma conversa individual.
  • Resista à necessidade de dar feedback a partir de uma emoção.
  • Certifique-se de não enfraquecer as alegações e evitar formulações como “sempre”, “nunca” e “sempre”.
  • Evite generalizações. Caso contrário, segue-se muito rapidamente que “era diferente nesta e naquela situação” e seu colega já está no modo de defesa e não ouve mais o que você realmente quer dizer.

O resultado deve ser uma solução. Não deixe seu colega se sentindo mal.

É assim que você formula com sucesso e apreciação o feedback ao seu supervisor

Etapa 1: tente investigar a disposição de receber feedback

Não importa o quão empático, confiante e factual. Se seu gerente não estiver disposto a aceitar comentários, ele não será interrompido e, na pior das hipóteses, entrará em discussão. Então, primeiro descubra se o seu gerente está pronto para manter uma conversa de feedback ao nível dos olhos. Você pode fazer isso incorporando a filosofia corporativa: “A comunicação aberta é ancorada como um valor corporativo. Como funcionário, você pode reconhecer com mais rapidez quando há oportunidades de otimização. Você estaria aberto a discutir algo assim? ” É claro que também é possível ser muito direto:“ Depois que a comunicação aberta é muito importante para nós – você estaria aberto ao feedback dos funcionários? ”É essencial que você não formule uma suposição e não faça do seu supervisor o núcleo do problema com antecedência. Se você pode afirmar que é importante para você melhorar o bem-estar da empresa, isso tira automaticamente a pressão pela melhoria de uma única pessoa e a chance de que seu gerente ouça automaticamente. Afinal, a pessoa não quer ser conhecida como aquela que não se importa com o bem-estar da empresa.

Etapa 2: Formule observações factuais da perspectiva da primeira pessoa

Então você formula sua preocupação na forma de uma observação. Frases como “eu notei” ou “eu notei” ajudam a dar à sua preocupação um valor de fato neutro. Evite acusações ou culpa.

Etapa 3: Entenda quais foram as consequências de sua observação

Para que você possa mostrar uma cadeia causal completa em seus comentários, você complementa sua observação com efeitos que a coisa toda tem sobre você e, finalmente, sobre a empresa. Um exemplo poderia ser: Percebi que, devido às várias etapas individuais, não podemos tornar nossos processos eficientes e, como resultado, muito tempo é perdido. Como resultado, várias horas extras se acumulam e quase não tenho capacidade livre para o projeto [xy]. A hora extra significa que eu só chego em casa muito tarde e me sinto frustrada porque o processo é muito difícil.

Etapa 4: faça uma solicitação específica e destaque por que ajuda a empresa

A solicitação para alterar essa situação segue a seguir. Portanto, sua abordagem concreta. No exemplo mencionado, isso pode ser uma sugestão sobre como otimizar o processo primeiro e depois reduzir as horas extras ou como encontrar um modelo de trabalho alternativo.

Por exemplo, concordando em manter parte do tempo de trabalho como uma porcentagem livre para qualquer projeto urgente:

É importante para mim manter uma visão geral e manter a qualidade do meu trabalho. Portanto, gostaria de encurtar as etapas a seguir ou otimizá-las da seguinte maneira. Meu pedido também seria que eu liberasse 25% do meu tempo de trabalho para projetos urgentes, para que possamos progredir de maneira eficaz e eficiente na frente. Dessa forma, podemos concluir vários pedidos lucrativos ao mesmo tempo.

Nesse caso, você apoiou sua solução proposta com um benefício. Mais tempo para pedidos lucrativos significa melhoria monetária para a empresa. Nem sempre é possível encontrar incentivos ou benefícios monetários. No entanto, você deve concluir seu feedback com a perspectiva de melhoria e benefícios gerais para a equipe, empresa ou colaboração.

Uma dica importante é não se estressar por causa de um feedback. Para isso você pode começar a criar metas mais realistas, pois isso alivia a pressão já que muitos trabalhadores se expõem a metas excessivas no local de trabalho e lutam por metas que não podem ser alcançadas no período definido. Para atingir esses objetivos irreais, eles se colocam sob alta pressão. O fracasso em atingir os objetivos, por sua vez, leva a pressões e frustrações ainda maiores. Portanto: reduza a pressão e defina metas que também podem ser alcançadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *